ExpoFest Ijuí 2024
10 a 20 de outubro de 2024
Daiana Dal Ros
01/01/2017 até 31/12/2018
Inicialmente denominada “Entidade Tradicionalista Querência Gaúcha”, foi fundada em 13 de março de 1990, pelo então Patrão Major Maximiliano Bogo e Patrão de honra Aldo Patrocínio de Azambuja. A partir de 16 de dezembro de 2001, passou a denominar-se “Associação Tradicionalista Querência Gaúcha”, sua sede é o galpão crioulo, localizado no Parque Regional de Feiras e Exposições Wanderlei Agostinho Burmann, BR 285, Ijuí RS.
A Associação tem por objetivo a reunião das entidades tradicionalistas de Ijuí, legalmente constituídas e associadas, o desenvolvimento de atividades artístico-culturais, social, esportivo e campeiro, atendo-se ao Folclore e à Tradição Gaúcha , em suas variadas, puras e autenticas manifestações, colaborando com os poderes públicos, organismos estatais e entidades privadas em atos cívico-patrióticos e outras iniciativas que exaltem e preservem o patrimônio artístico e cultural do Rio Grande do Sul.
A Associação das Entidades Tradicionalistas de Ijuí atua sob a égide da Carta de Princípios do Movimento Tradicionalista Gaúcho, aprovada no VIII Congresso Tradicionalista em 1961, em Taquara, RS, integrada às 11 etnias, desenvolve a prática cultural durante a EXPOIJUÍ-FENADI, além de oferecer a culinária gaúcha em sua casa.
Anualmente a Associação e suas entidades promovem festas campeiras, classificatória regional, participa das cavalgadas estaduais e regionais, e a busca da Chama Crioula, promovendo a ronda cultural, com a guarda da Chama durante os “festejos farroupilhas”. Além de várias atividades culturais e artísticas em seu galpão durante o ano. Ao longo desses anos do movimento tradicionalista destacam-se vários títulos regionais e estaduais conquistados pelas entidades, com suas prendas, peões, invernadas artísticas ou campeiras. Atualmente a Associação Tradicionalista Querência Gaúcha compõe sua Invernada Artística com peões e prendas dos CTGs associados, a qual representa a entidade participando de eventos culturais dentro do Parque de Exposições.
A Associação Tradicionalista Querência Gaúcha é integrada pelas 10 Entidades Tradicionalistas de Ijuí, sendo elas: Centro de Cultura Nativa Piazito Carreteiro, Centro de Tradições Gaúchas Avô Maragato, Centro de Tradições Gaúchas Clube Farroupilha, Centro de Tradições Gaúchas Laureano Medeiros, Centro de Tradições Gaúchas Querência Xucra, Centro de Tradições Gaúchas Velho Vargas, Grupo de Arte Nativa Cabo Toco, Grupo de Folclore Chaleira Preta, Grupo de Folclore Chão Batido e Grupo de Folclore Fogo de Chão.
A vestimenta típica dos gaúchos é a chamada “pilcha”. Tanto para homens como para mulheres, há peças específicas da indumentária tradicional que é considerada traje oficial em cerimônias mais requintadas.