ExpoFest Ijuí 2024
10 a 20 de outubro de 2024
Louise Weiler Abreu
01/01/2027 até 31/12/2018
O Centro Cultural Regional Italiano de Ijuí, é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 12 de agosto de 1987, tendo sua casa típica inaugurada no ano seguinte, no Parque de Exposições Wanderley Burmann. Desde então, o CECRI se dedica a preservar, resgatar e difuncir a cultura italiana por meio da história, arquitetura, costumes, gastronomia, canto, dança e língua italiana. Em eventos culturais, o CECRI é representado pelos grupos de dança Giovanotti, Pimpinelli, Mazzolin de Fiore e Bambini, além do Grupo de Canto Bel Vivere.
No ano de 1990 iniciaram as primeiras aulas de língua italiana, vinculadas e organizadas pelo CCRI. Esta iniciativa partiu do Sr Adelar Baggio e foi colocado em prática pelo Professor Ivo Piovesan.
Buscando fortalecer cada vez mais o projeto do curso, em setembro de 1995 na gestão do presidente Adair Casarin, foi firmado o convênio com a Associação Cultural Italiana do Rio Grande do Sul (ACIRS) de Porto Alegre RS. A ACIRS ficou responsável pela formação e atualização dos professores e disponibilizaria o material didático para os cursos.
Até o momento, a Etnia Italiana com o Curso de Língua e Cultura Italiana em parceria com a ACIRS orgulhosamente já realizou a formatura de 12 turmas, sendo sete na cidade de Ijuí, duas na cidade de Pejuçara, duas em Panambi e uma turma em Catuípe.
Atualmente a Professora Rosangela Tissot é a responsável por ministrar as aulas, interessados contatar ccritaliano@gmail.com ou pelo telefone 55-3332-3888.
Em 08/08/1996, na gestão do Presidente Adair Casarin, teve o lançamento da 1ª Festitália com a exibição dos cinco grupos de dança e dois corais. A finalidade da Festitália é de promover o congraçamento da família Italiana de Ijuí e região através de um variado calendário de eventos, que inclui: Jantar Dançante, Filó, Programa de Rádio especial e Missa de Ação de Graças aos Imigrantes.
A Festitalia esta na sua 16° edição, e é realizada anualmente no período de 13 a 20 de maio, data oficial da Semana Italiana no Município de Ijuí.
Em 16 de outubro de 2002, na programação da ExpoIjuí e Fenadi 2002, o então Presidente Onésimo Antonio Ceratti, juntamente com José Luiz Bonamigo, da Rádio Progresso de Ijuí e Celito Costa Beber (coordenador), realizaram o 1º Concurso de Vinho Artesanal. Fizeram parte da Comissão de Avaliação: Lady Cesa (enólogo de Caxias do Sul). Antonio e Joaquim Lorenzoni (produtores), Edio Korb (Emater), Paulo Frizzo (Unijui) e Sérgio Burmann (agrônomo).
O objetivo deste concurso é incentivar os produtores da região a aperfeiçoarem a fabricação do vinho artesanal, melhorando em qualidade de castas de uva e tecnologia de produção. Por muitos concursos a EMATER foi parceira, trabalhando com o foco nesses melhoramentos.
Atualmente já foram realizadas treze edições do concurso, que tradicionalmente ocorre no mês de julho e a premiação durante a programação da ExpoIjuí e Fenadi.
No dia 09 de abril de 1994, na gestão do então presidente José Menegon, foi ao ar o primeiro Programa de Rádio “ Italianos Trazem a sua Mensagem” em parceria com a Rádio Progresso de Ijuí (RPI). O programa tem como objetivo levar uma mensagem de alegria para toda a comunidade, com músicas, notícias, entrevistas e muito bom humor.
A parceria entre a Etnia Italiana e a RPI continua forte até os dias atuais, completando 22 anos de existência. Atualmente o programa vai ao ar todos os sábados das 8h às 9h.
EDIÇÕES/LIVROS SOBRE A ETNIA ITALIANA EM IJUI