ExpoFest Ijuí 2024
10 a 20 de outubro de 2024
Narjana Fabíola Junges Manchini
01/01/2016 até 31/12/2018
Em 1987, realizou-se a I Fenadi – Festa Nacional das Culturas Diversificadas, que visou motivar e organizar os grupos étnicos que formam a comunidade de Ijuí, a fim de resgatar, incentivar e dinamizar as manifestações dos diferentes grupos étnicos e sua integração.
Nesse contexto, foi fundado em 09 de maio de 1987 o Centro Cultural 25 de Julho de Ijuí, que reúne famílias de descendência alemã e simpatizantes da cultura germânica. Fundamentado em cinco Pilares:
I – Cultivar, propagar, difundir, preservar e pesquisar a história rio-grandense e brasileira em todos os seus aspectos, com ênfase da etnia alemã nas suas relações e origens teuto-brasileiras.
II – Promover cursos conferencia e outras atividades de caráter cívico, artístico-cultural, social e desportivo, que tenham por finalidade reviver e cultivar tradições legadas pelos antepassados e seus associados.
III – Estimular a coleção e guarda de objetos e documentos, assim como a preservação de monumentos e estilos arquitetônicos típicos da região, com finalidade de conservar estes valores a posteridade;
IV – Manter intercambio cultural com sociedades congêneres.
V – Desenvolver intensa atividade artístico-cultural em Ijuí, na região e Estado, efetuando diversas apresentações em vários Estados do Brasil e também no exterior, cultuando e propagando a cultura, tradições e costumes típicos da etnia alemã, nos aspectos das vestimentas, culinária língua, música, dança e memória.