Dia 22 de novembro, o Grupo de Dança Aika, da Associação Regional de Cultura Japonesa Sakura, participou do 4º Festival de Cultura Japonesa, em Nova Petrópolis. O evento, realizado na Rua Coberta do município, contou com exposições da cultura japonesa, artesanato, gastronomia típica, mostra de Ikebana, origami e bonsai, cerimonia do chá e, ainda, apresentação de músicas, danças e artes marciais.

Durante a programação, o Grupo Aika realizou a primeira apresentação para uma comunidade japonesa. “Na ocasião estreamos uma dança nova com as irmãs Luisa Hayashi e Julieta Hayashi. Fomos muito bem recebidos e já ficou o convite para participarmos no próximo ano”, conta Mateus Mittsuo Asada, presidente da etnia.

Luisa Hayashi, dançarina e coreógrafa do grupo Aika, conta que foi a primeira vez que ela e sua irmã tiveram a oportunidade de apresentar uma dança típica japonesa, juntas. “Sempre tivemos esse sonho de dançar juntas e representar nossa etnia diante da sociedade e principalmente para a nossa família e amigos. De palco e danças nós tínhamos experiência de muitos anos atrás, mas dançar esta dança que parecia ser simples foi um desafio”, comenta a dançarina.

A coreografia apresentada pelas irmãs Hayashi, se mostrou difícil pela delicadeza e simplicidade dos passos. “Tínhamos que executar tudo nos mínimos detalhes, com o balanço da cabeça, mãos e movimentos com o leque, e tudo para honrar os japoneses que estavam lá também. No fim, todos gostaram e vieram elogiar nossa dança, o que nos deixou imensamente felizes”, conta Luiza. “Para nós, foi um sonho realizado! Nossa mãe até ganhou um quadro de suas duas filhas juntas, vestidas para a apresentação. Agradecemos a nossa tia, do Japão, que mandou um dos trajes para nós”, finaliza a coreógrafa.

O 4º Festival do Japão, em nova Petrópolis, contou ainda com a presença do Embaixador do Japão Exmo. Akira Yamada, e do cônsul do Japão em Porto Alegre, Exmo. Takashi Kondo. O festival é uma oportunidade para turistas e gaúchos conhecerem um pouco mais sobre a cultura dos imigrantes japoneses, que comemoraram em 2018 seus 110 anos de presença no Brasil.