Este conto remonta ao século IX d.C. no Oriente Médio onde o feiticeiro Jafar tenta recuperar na Caverna das Maravilhas, a lâmpada mágica que contém um gênio capaz de realizar todos os desejos de quem a possuir. Porém surge ALADDIN, rapaz pobre com fama de ladrão e fracassa seus planos. Jasmine, filha do sultão, frustrada com sua vida no palácio, foge para o mercado popular de Agrabah e lá conhece o jovem de rua Aladdin e seu macaco de estimação, Abu. Os dois descobrem que têm muito em comum. Quando Aladdin é detido pelos guardas por roubar, Jasmine ordena a sua libertação. Jafar disfarçado de ancião, solta Aladdin e Abu e leva-os para a Caverna das Maravilhas. Na caverna, um tapete mágico os orienta em busca da lâmpada. Aladdin esfrega a lâmpada libertando um gênio, que concede três desejos. Aladdin decide usar seu primeiro desejo para se tornar um príncipe e conquistar Jasmine. Ao invés de dizer a verdade, Aladdin inventa uma história de que ele às vezes se veste como um plebeu para escapar à vida no palácio. Iago rouba a lâmpada e leva-a a Jafar, que se torna o novo mestre do Gênio. Jafar usa seus dois primeiros desejos para se tornar sultão e o feiticeiro mais poderoso do mundo. Usando seus novos poderes, Jafar força Jasmine e seu pai a curvarem-se diante dele, expõe os segredos de Aladdin e, em seguida, exila-o e também Abu em um deserto gélido.