A 5°edição do Festival do RS de Paris terá um destaque especial para os Ijuienses.

A convite dos organizadores do Festival, o Produtor Cultural Francisco Roloff foi convidado a participar do evento com o Documentário “Epopeia Ijuhy – A Saga dos Pioneiros que formaram a Terra das Culturas Diversificadas”.

O documentário, produzido pela Produtora Ijuhy Filmes, foi lançado em 2013 durante a EXPOIJUÍ-FENADI e teve uma grande repercussão no Estado. Epopeia Ijuhy foi exibido na TVE – Televisão Educativa do Estado do RS e na TV Brasil, em 2015.

Segundo o Diretor do Filme, Francisco Roloff, foram mais de 40 horas de gravações e 180 horas de produção e edição. A saga dos colonizadores de Ijuí foi retratada em longa metragem, envolvendo todas as etnias e a Associação Tradicionalista Querência Gaúcha.

Segundo Roloff, “Descendentes diretos dos heróicos colonizadores contaram a saga de suas famílias desde a época em que deixaram seus países de origem até os dias atuais. Isso nos emociona. Muitas lágrimas rolaram nas mais de 200 sessões deste filme… ainda me emociono quando assisto”, finaliza.

O Festival de Paris, que está em sua 5ª edição, terá a sua abertura oficializada com o Documentário. O Sentido do Festival é valorizar as imigrações européias no Sul do Brasil.

O documentário será exibido às 17 horas do dia 20 de setembro. A Direção Geral e Roteiro é de Francisco Miron Roloff e a Direção de Cena e Fotografia de Alexandre Menezes.

“Agradeço especialmente a grande parceria da União das Etnias com a Produtora Ijuhy Filmes, especialmente ao Presidente da UETI, Nelson Casarin, ao Ex-Reitor Martinho Kelm e ao casal Francisco Fernandes de Lima e Nadia Abdallah, que foram fundamentais para a realização deste grande sonho”, afirma Chico Roloff.

SINOPSE

Epopeia Ijuhy – A Saga dos Pioneiros que formaram a Terra das Culturas Diversificadas é um Documentário emocionante que retrata a saga dos primeiros colonizadores da Colônia Ijuhy, atual Município de Ijuí. O longa metragem, somado a parte teatral, conta com depoimentos comoventes, revestidos de nostalgias e saudades e retrata as faces das mais diversas etnias que deixaram suas Pátrias em busca do sonho de uma nova terra, onde pudessem prosperar e manterem-se unidos. Ijuhy foi a Primeira Colônia da República no Rio Grande do Sul e é considerada Colônia Multiétnica Pioneira no Brasil. Nos primeiros anos de colonização (1890 a 1912) Ijuí recebeu aproximadamente descendentes de 20 etnias. Hoje, passados mais de 120 anos desta saga, o Município acolhe descendentes de mais de 30 etnias. Imigrantes, Filhos, Netos e Bisnetos contaram suas histórias e descreveram com veracidade as emoções, as dificuldades e, principalmente, a coragem dos seus antepassados, refletidas nesta obra. Uma viagem ao passado em um tempo que jamais o esqueceu.

Dados técnicos:

LONGA METRAGEM BRASILEIRO
DIRETOR GERAL, ROTEIRO E IDEALIZAÇÃO: Francisco Miron Roloff
DIREÇÃO DE CENA E FOTOGRAFIA: Alexandre Menezes
DURAÇÃO: 57,38 minutos
ANO DE PRODUÇÃO: 2013
REALIZAÇÃO: IJUHY FILMES