Programa "Aproximando Nações"


 

 

O Programa Aproximando Nações foi criado com o objetivo principal de utilizar de um meio de comunicação de massa para aproximar da comunidade ijuiense e também da região do Movimento Étnico de Ijuí, que foi iniciado em 1987 e se mantém até os dias de hoje tendo 11 Etnias envolvidas e mais a Associação Tradicionalista Querência Gaúcha – ATQG representando a Cultura do Rio Grande do Sul. 

Além da aproximação com a população o objetivo secundário do Programa é a valorização do trabalho desenvolvido pelas entidades que formam a União das Etnias de Ijuí, apresentando além de informações históricas e culturais, a sua organização interna, valorizando suas atividades e seus integrantes, e realizando o incentivo para entrada de novos participantes. 

Deste o início do Movimento Étnico em Ijuí, diversas Entidades Étnicas tiveram por iniciativas própria ou fomentadas pela organização do movimento, a busca de espaços dentro dos meios de comunicação, esses espaços foram conquistados e muitas etnias realizaram programas de rádio ou escreveram colunas para jornais da cidade, ainda hoje etnias mantem esse trabalho se aproximando da população que tem esses contatos como referência se identificando e simpatizando com a cultura apresentada. 

No ano de 2013 a partir da ideia da Presidência da União das Etnias foi lançado o desafio de reavivar um programa radiofônico em que todas as entidades tivessem participação e pudessem apresentar aos ouvintes mais sobre a cultura, gastronomia, folclore e outras características das nações que representam. 

Iniciou-se assim em 11 de maio de 2013 o programa que foi batizado como “Aproximando Nações”. Em sua primeira edição nos estúdios da Rádio Repórter de Ijuí sob a locução de Chico Roloff, foi realizado um programa institucional contando com a presença do presidente da UETI, Nelson Casarin, o Prefeito de Ijuí, Fioravante Batista Ballin e o Professor Adelar Baggio, um dos mentores do Movimento Étnico em Ijuí. 

Desde o dia 11 initerruptamente o programa tem ido ao ar e já teve como contribuição os âncoras Francisco Miron Roloff e Mateus Homercher de Almeida, e hoje é coordenado e conduzido por Ceres Avila, Elcio Ceratti Junior e Kelli Simone Silva, além da participação das 11 Etnias e da Associação Tradicionalista Querência Gaúcha.

 

Acompanhe o Programa:

Todos os sábados das 14h às 15h na Rádio Repórter de Ijuí (1.030 Khz)

Online: www.radioreporter.com.br

Fanpage do Programa Aproximando Nações

Âncoras e Coordenações do Programa: Ceres Avila, Élcio Ceratti Junior e Kelli Simone Silva

Realização: União das Etnias de Ijuí – UETI e Rádio Repórter de Ijuí

 

O programa completou, um ano de extência com mais de 50 programas que foram ao ar, pelas ondas da Rádio Repórter, levando informações e curiosidades sobre Ijuí, sua formação e o movimento étnico.

O programa de aniversário, se destacou levando aos estúdios o professor Adelar Francisco Baggio para uma entrevista.

Coordenação do programa: Ceres de Jesus Avila e Mateus Homercher de Almeida

Completando seu 2º ano, o programa levou aos seus ouvintes cinco temporadas, ou seja, cinco temáticas, de um total de onze desde que foi criada. Abordadas uma a uma com a participação dos Centros Culturais e da ATQG. 

O programa em 2015 iniciou com a 7ª temporada tratando sobre a literatura de cada etnia, em seguida a temática abordada foram entrevistas com descentes mais antigos de cada etnia. Já a 9ª temporada proporcionou relembrar músicas de todas as nacionalidades enquanto a 10ª temporada destacou os 125 anos de Colonização de Ijuí, tema também retratado no desfile Étnico. Para encerrar as temáticas, foi contado a histórias dos grupos de danças de cada um dos centros culturais.

Neste ano, o programa também se despediu do âncora Mateus Homercher de Almeida. Para dar continuidade ao trabalho juntamente com Ceres de Jesus Avila, foram convidados dois novos coordenadores para fazer parte do programa: Kelli Simone Silva, integrante da etnia portuguesa, e Élcio Ceratti Junior, integrante da etnia autríaca.

O programa de rádio, entrou o ano de 2016 com a sua 11º temporada valorizando o empenho de centenas de crianças e jovens dedicadas à dança, recebendo também a coordenação e integrantes de grupos de danças de cada uma das etnias.

Já na 12ª temporada, a temática escolhida foi os 30 anos de Fenadi e 20 da UETI. Em seguida a 13ª temporada trouxe para os estúdios o 10º Desfile Étnico-Cultural, onde cada equipe falou sobre a ala a ser representada na avenida.

A 14ª temporada evidenciou as atrações da própria ExpoIjuí Fenadi, como também as atrações contratadas para a feira. Para encerrar o ano, a 15ª temporada trouxe o encanto das tradições natalinas de cada povo representado no movimento étnico.

Galerias de fotos