Jantar dos Povos

O Jantar dos Povos na Cozinha tem se tornado uma tradição na União das Etnias de Ijuí. Realizado durante a Feira de Negócios da Industria de Ijuí (Fenii), atrai a população de Ijuí e região para desfrutar da diversidade gastronômica oferecida pelas Etnias de Ijuí.

A sua primeira edição ocorreu em 2008, designado como "Jantar 12 Povos na Cozinha", nome que permaneceu até o ano de 2017. Com a inclusão da etnia japonesa no fim deste mesmo ano, a União das Etnias, juntamente com os presidentes dos Centros Culturais, designou um novo nome para o evento, tornando-se apenas "Jantar dos Povos".

O jantar já teve edições realizadas em Pavilhões da Feira e atualmente, é realizado na sede de alguns Centros Culturais que agregam um maior número de convidados.

São servidos ao público um buffet composto com um prato típico de cada etnia, além de saladas diversas e sobremesas. Nos últimos anos o Jantar também tem recebido apresentações artísticas, onde é selecionado um grupo para apresentação de danças folclóricas para o público presente.

Confira algumas edições

Realizado no dia 22 de maio na Casa Alemã, juntamente com a programação da 3ª Fenii, o jantar reuniu sabores e aromas diferentes em uma única experiência.

Foram em torno de 600 pessoas que degustaram o jantar com um cardápio composto de Galinha ao Caldo de Mancar (Afros), Eisben (Alemães), Kibe Frito (Árabes), Tortilhones com Legumes (Austríacos), Paella (Espanhóis), Churrasco (Gaúchos), Costeletas de Porco com Batatas (Holandeses), Lasanha de Frango (Italianos), Coelho Falso (Letos), Pierogi (Poloneses), Peixe à Portuguesa (Portugueses) e Panquecas ao Vinho (Suecos).

A sede do Centro Cultural 25 de Julho de Ijuí, recebeu mais de 450 pessoas no dia 1º de maio de 2015. Dentre os convidados, muitos não conheciam a diversidade culinária e tiveram oportunidade de apreciar os diferentes pratos servidos pelas etnias e pela Associação Tradicionalista Querência Gaúcha.

Os pratos apresentados ao público foram: Moranga Caramelada (Afros), Eisbein (Alemães), Moussaka (Árabes), Tortilhones com legumes (Austríacos), Paella (Espanhóis), Carreteiro de Charque (Gaúchos), Costeletas de porco com batata (Holandeses), Tortelli ao molho vermelho picante (Italiana), Coelho Falso (Letos), Pierogi (Poloneses), Peixe à Portuguesa (Portugueses), Matambre recheado assado (Suecos). Como sobremesas a etnia Alemã apresentou a abóbora em calda e a etnia Italiana serviu sagu com creme.

Para finalizar o jantar, o Grupo de Danças Frohe Jugend, da etnia Alemã, realizou uma bela apresentação ao público presente. Após a apresentação o Musical Mensagem de Augusto Pestana, animou o baile para os convidados.

Na noite de 29 de abril, durante a programação da FENII, ocorreu mais uma edição do tradicional jantar 12 Povos na Cozinha, realizado na Casa Alemã. reunindo mais de 600 pessoas.

Durante a ocasião, em homenagem aos 30 anos da Fenadi e 20 anos da UETI, o Grupo Folclórico Polonês Piast, brindou o público com uma bela apresentação. Logo após a banda local "Os Caras" embalaram a festa.

O cardápio desta edição foi composto pelos seguintes pratos: Frango Frito (Afros); joelho de porco e chucrute (alemães); lasanha de beringela (árabes); gnocchi de ricota com espinafre ai molho branco (austríacos); paella montanhesa (espanhóis); Maria Rita - carreteiro especial (gaúchos); costeletas de porco com batatas (holandeses); tortéi ao molho de salame (italianos); coelho falso (letos); pierogi frito - pastel de ricota (poloneses); peixe à portuguesa (portugueses) e matambre recheado e assado (suecos), além de arroz, saladas e seleta de legumas como acompanhamento e sobremesas.

Galerias de fotos