Jantar "12 Povos na Cozinha"

O Jantar 12 Povos na Cozinha tem se tornado uma tradição na União das Etnias de Ijuí, realizado durante a Feira de Negócios da Industria de Ijuí (Fenii), atrai a população de Ijuí e região para desfrutar da diversidade gastronômica oferecida pelas Etnias de Ijuí. O jantar já teve edições realizadas em Pavilhões da Feira e atualmente é realizado na sede do Centro Cultural 25 de Julho (Casa Alemã) que tem a capacidade para cerca de 600 pessoas. São servidos ao público um buffet composto de 12 pratos, um de cada etnia, além de saladas diversas e sobremesas.

Nos últimos anos o Jantar também tem recebido apresentações artísticas, onde é selecionado um grupo para apresentação de danças folclóricas para o público presente. Em 2014 os pratos apresentados foram: Galinha ao Caldo de Mancar (Afros), Eisben (Alemães), Kibe Frito (Árabes), Tortilhones com Legumes (Austríacos), Paella (Espanhóis), Churrasco (Gaúchos), Costeletas de Porco com Batatas (Holandeses), Lasanha de Frango (Italianos), Coelho Falso (Letos), Pierogi (Poloneses), Peixe à Portuguesa (Portugueses) e Panquecas ao Vinho (Suecos).

No ano de 2015 os pratos apresentados ao público foram: Moranga Caramelada (Afros), Eisbein (Alemães), Moussaka (Árabes), Tortilhones com legumes (Austríacos), Paella (Espanhóis), Carreteiro de Charque (Gaúchos), Costeletas de porco com batata (Holandeses), Tortelli ao molho vermelho picante (Italiana), Coelho Falso (Letos), Pierogi (Poloneses), Peixe à Portuguesa (Portugueses), Matambre recheado assado (Suecos). Como sobremesas a etnia Alemã apresentou a abóbora em calda e a etnia Italiana serviu sagu com creme.

Galerias de fotos