Um Desfile para ficar na memória das Etnias e de Ijuí

O dia 3 de setembro de 2017 ficará na memória da UETI e da comunidade de Ijuí e região, a Avenida Benjamin Constant foi pequena para o público que atendeu o convite e foi prestigiar o 11º Desfile Étnico Arte e Folclore: a memória de nossos avós.

As Etnias honraram com a expectativa do público, e se apresentaram com alegria trazendo consigo o orgulho de participar de um momento único. O desfile teve início com a apresentação institucional da UETI tendo as bandeiras, mascotes e as embaixatrizes, que representaram a lenda “O Templo de Dionísio”. Logo após iniciou a apresentação das Etnias, tendo como primeira a Etnia Alemã que apresentou a lenda “Músicos de Bremen”, seguido dos Suecos com a lenda “Trolls e Tomtar”, logo após os Austríacos encantaram com a história da “Flor de Edelweiss”.

Como quarta apresentação a etnia Afro apresentou a lenda “Negrinho do Pastoreio” e a etnia Holandesa com “Alvens – Guardiões das Tulipas”. Logo após a Associação Tradicionalista Querência Gaúcha apresentou a lenda da “Salamanca do Jarau” surpreendendo o público presente. Os Letos vieram na sequência apresentando a lenda do “Nascimento de Riga”, eos Portugueses com o “Galo de Barcelos”. Se encaminhando para o final do Desfile os Poloneses apresentaram a lenda do “Trompetista de Cracóvia”, os Espanhóis apresentaram a lenda do “Ratoncito Perez”. Os Árabes trouxeram a lenda do “Livro Egípcio dso Mortos” e encerrando o Desfile os Italianos apresentaram “La Befana – a Bruxa boa da Itália”.

O Desfile contou com uma estrutura diferenciada e o apoio da equipe de Parintins comandada por Ênison Rodrigues (Cebola), o qual acompanhou e realizou a montagem dos carros alegóricos com a equipe de apoio da União das Etnias. Como convidados especiais entre as autoridades os conselheiros Maria Silveira Marques e Ruben Francisco de Oliveira prestigiaram o Desfile que teve o planejamento cultural realizado pela Impacto Desenvolvimento Cultural e o patrocínio das Lojas Campeã, Demei e Soberana Alimentos, e o financiamento da Programa Pró-Cultura RS.