A União das Etnias de Ijuí está promovendo neste domingo, dia 3 de setembro, às 15h30 a 11ª edição do Desfile Étnico Arte e Folclore, um evento único para encher os olhos da comunidade de Ijuí e região com muita história e ludicidade. A temática deste ano é “Contos e Lendas: as memórias de nossos avós” onde cada uma das etnias aliada a Associação Tradicionalista Querência Gaúcha leva para a Benjamin Constant uma lenda do seu país de origem.

O trabalho vem sendo desenvolvido com muito afinco e dedicação por uma equipe de pessoas que formam a comissão do desfile étnico, com a Coordenação Geral de Jonas Sala, a direção cênica de Maria Alice Sides, a coordenação artística de Marli Meiger Siekierski e Pedro Darci de Oliveira, a coordenação executiva de Dolair Augusta Callai e Noeli Batista Baldissera e a produção cultural da Impacto Desenvolvimento Cultural.

O desfile que terá o trajedo da rua Ernesto Alves até a rua Floriano Peixoto promete novidades para o público presente, um trabalho totalmente lúdico foi elaborado pela equipe coordenadora do evento apoiados pelo bacharel em Artes Cênicas e especialista em espetáculos de rua e gestão de eventos, Ruben Oliveira. Para a elaboração dos carros alegóricos o projeto do 11º Desfile trouxe para Ijuí uma comitiva da cidade de Parintins no Amazonas, que constroi e elabora as alegorias utilizadas no Festival Folclórico de Parintins (também conhecida como Festa do Boi Bumbá) que é o maior espetáculo de ópera a céu aberto da América Latina e o maior de folclore no mundo. A equipe tem trabalhado em Ijuí desde o mês de julho e ficará até o dia do Desfile para ajudar na organização dos carros alegóricos.

Cada etnia e mais a Associação Tradicionalista Querência Gaúcha apresentará as lendas na seguinte ordem:

  1. Templo de Dionisio – Embaixatrizes
  2. Músicos de Bremen – Alemães
  3. Trolls e Tomtar – Suecos
  4. Flor Edelweiss – Austríacos
  5. Negrinho do Pastoreio – Afro-Brasileiros
  6. Alvens – Duendes das Tulipas – Holandeses
  7. Salamanca do Jarau – ATQG
  8. Surgimento de Riga – Letos
  9. O Galo de Barcelos – Portugueses
  10. Trompetista de Cracóvia – Poloneses
  11. Ratoncito Pérez – Espanhóis
  12. Livro dos Mortos dos Egípcios – Árabes
  13. La Befana – A bruxa boa da Itália – Italianos