UETI Lança Marco fundamental da Sede Cultural da União das Etnias

Notícia publicada em 26/11/2017 às 17:18 -
Institucional

Aconteceu na tarde deste sábado (25) no Salão Farroupilha da Prefeitura de Ijuí o lançamento do Marco Fundamental da Obra da Sede da União das Etnias de Ijuí. O ato contemplou o descerramento de uma placa com informações referentes a Lei de Incentivo a Cultura e que será fixada junto à obra situada na rua Alagoas, 740, bairro Assis Brasil. A Sede Cultural da União das Etnias de Ijuí representa muito mais do que um sonho, representa a consagração de um movimento voluntário, com 30 anos de existência, que resgata, projeta e vivencia legados importantíssimos que foram e são basilares para a formação cultural do nosso Estado.

Abrindo a reunião o produtor cultural Francisco Roloff, responsável pela coordenação do projeto junto ao Governo do Estado - Sistema Pró-Cultura/RS, e pela vinda do Secretário Victor Hugo, abriu a reunião com as palavras do Escritor Gabriel Garcia Marques em sua obra intitulada “Arca da Memória”, que, na opinião do produtor cultural, resume o sentido e o valor deste grandioso e imponente projeto:  “... Proponho que assumamos agora e aqui o compromisso de conhecer e fabricar uma arca da memória, capaz de sobreviver no dilúvio atômico, uma garrafa de náufragos siderais lançada nos oceanos do tempo, para que a nova humanidade de então saiba por nós o que as baratas não lhe contarão...”.

Estiveram participando o prefeito do município Valdir Heck, o vice-prefeito Valdir Zardin, o Secretário da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Estado do Rio Grande do Sul Victor Hugo, os Conselheiros da Cultura Maria Silveira Marques e Rubem Francisco de Oliveira, a direção da UETI além de representantes dos Centros Culturais.

Na oportunidade, o secretário Victor Hugo destacou a cidade de Ijuí como referência de união em prol da cultura. “Eu quero dizer para a comunidade de Ijuí que a minha agenda é andar por tudo que é cidade, e posso dizer a outras comunidades para que olhem para Ijuí, façam como Ijuí, vocês (os ijuienses) dão uma demonstração de protagonismo e união local”, afirmou.

Para o presidente da UETI, Nelson Casarin, a construção da sede cultural representará um avanço significativo para o Movimento Étnico e também para o município de Ijuí. “Nós temos certeza de que o trabalho desenvolvido nesses 30 anos não foi fácil. Mas também não está sendo difícil porque tem pessoas que trabalham gratuitamente, abnegadamente e principalmente, com seriedade”, completou ao destacar a transparência do projeto.

De acordo com o prefeito Valdir Heck, o movimento étnico representa um marco do qual gera o envolvimento da comunidade em torno da cultura. “Sem dúvida alguma representa um avanço significativo a consolidação da construção da sede da União das Etnias, e, ao mesmo tempo nos desafia a outras iniciativas complementares para que o nosso movimento seja cada vez mais destacado como cultura e gerando a inclusão social. Isso faz com que Ijuí seja destaque do qual está alcançando cada vez mais não só no âmbito nacional, mas também internacional”.

Galerias de fotos


Notícias Relacionadas


Comitiva divulga ExpoIjuí Fenadi em Oberá

Dia 07 de setembro, uma comitiva de Ijuí visitou a Fiesta Nacional del Inmigrante, em Oberá na Argentina, para a divulgação da ExpoIjuí Fenadi 2018 e do Canto de Luz. Oberá &e...


Edital destina R$ 250 mil a dez projetos culturais

O Dia Internacional do Folclore, celebrado nesta quarta-feira (22), marcaou a abertura das inscrições para o edital 10/2018 Pró-Cultura RS Fundo de Apoio à Cultura/FAC do Folclore. A iniciativ...