Presidente da ARCJS se encontra com Embaixador Akira Yamada

Notícia publicada em 28/06/2019 às 02:59 -
Institucional
Etnias
Japoneses

No dia 21 de junho, o Presidente da Associção Regional de Cultura Japonesa Sakura, Mateus Mitsuo Asada, participou de um almoço oferecido pelo Embaixador Yamada, em Porto Alegre.

Na oportunidade, o Presidente da etnia apresentou o projeto do Centro Cultural Japonês, que será construído no Parque de Exposições Wanderley Burmann, para o Cônsul Takashi Kondo e demais autoridades da comunidade japonesa do Rio Grande do Sul.

Para Mateus, o encontro foi um momento muito especial em que pode mostrar a preservação histórica do município de Ijuí. "Foi um momento muito especial para a comunidade japonesa do Rio Grande do Sul. É bom saber que, apesar de sermos a comunidade japonesa caçula, estamos sendo lembrados". 

Durante as programações do Festival do Japão, ocorridas em 2018, o Grupo de Danças Folclóricas Japonesas AIKA, vinculado ao Centro Cultural, recebeu convite para se apresentar durante o 8º Festival do Japão. O Festival é considerado o maior evento da comunidade japonesa no Rio Grande do Sul e acontece nos dias 17 e 18 de agosto, em Porto Alegre. O Presidente ainda conta que se sentiu honrado em presentear o Embaixador com um conjunto de chimarrão com a bandeir do Estado, simbolizando a união de duas culturas.

"Vejo que nosso propósito se as demais comunidades e descendentes japoneses, resgatar a historia da imigração japonesa no Estado e ajudar a divulgar a nossa cultura, criando o interesse  nas novas gerações. E, além disso, criar uma identidade do nosso povo, principalmente aqui no interior do Estado. Nossa missão vai além de construir um Centro Cultural", salienta Mateus. "Meus olhos se enchem de lágrimas ao ver que, cada vez mais, os descendentes vem se interessando pela cultura de seus antepassados e buscando se envolver com a nossa etnia", conclui o Presidente.

O encontro ocorreu na galeria Casa do Marquês em Porto Alegre. Mateus também teve a oportunidade de participar da torcida organizada no jogo entre o Japão e Uruguai, no dia 20 de junho, na Arena do Grêmio.

Galerias de fotos


Notícias Relacionadas


Embaixatrizes Visitam o Cacon

Nesta sexta-feira, 11 de outubro, as Embaixatrizes realizam, com o apoio do Departamento Cultural da Ueti, uma atividade junto ao Cacon. As representantes de cada Centro Cultural, farão uma atividade junto &a...


Sociedade Holandesa recebe visita de historiadora

Na última sexta-feira, 30 de agosto, a Sociedade Cultural Holandesa recebeu a visita da historiadora holandesa Renate Stapelbroek e da presidente da Associação Holandesa de Não-me-toque, Teodo...