Mostra Regional de Folclore Étnico movimenta Santo Ângelo no seu primeiro final de semana

Notícia publicada em 10/04/2018 às 12:12 -
Eventos
Apresentações Artísticas
Mostra Regional de Folclore Étnico
Cultura
Folclore

A parceria realizada entre os municípios de Ijuí e Santo Ângelo está proporcionando para o público diversas ações culturais nas duas cidades através da realização da Mostra Regional de Folclore Étnico. Este projeto contempla apresentações folclóricas, oficinas e mostras que retrataram costumes e cultura das etnias formadoras do nosso Estado. 

A programação teve início na sexta-feira dia 06 na cidade de Santo Ângelo, com a apresentações de 10 grupos de dança de diversas etnias que se apresentaram na Praça Pinheiro Machado e que, inspirados na encantadora e charmosa Catedral Angelopolitana, apresentaram um repertório diversificado que encantou o público presente. Já no sábado dia 07, foram ministradas oficinas culturais que abordaram o canto, folclore, história, uso e costumes e artesanato típico no Centro de Cultura Santo Ângelo Custódio. Estas oficinas proporcionaram aos participantes informações sobre as culturas polonesa, leta e sueca através de oficinas de Wycinanki, Coroas Letas e Bordado Sueco. E no domingo dia 08 finalizando a programação naquela cidade, no Teatro Antônio Sepp foi a vez de outras 10 etnias apresentaram parte de seus repertórios, demonstrando a diversidade dos povos que constituíram nosso Estado.

A próxima etapa da Mostra Regional será realizada em Ijuí iniciando no dia 12, com apresentações folclóricas de 10 grupos étnicos no Salão Nobre da SOGI. No dia 14 acontecem as oficinas culturais iniciando às 9h30 com Canto e Interpretação Vocal ministrada por Helena Sala, às 14h Oficina de História, usos e costumes étnicos ministrada por Dolair e Jaeme Luiz Callai e às 15hs acontecem as oficinas de Artesanato Étnico (Bordado Sueco, Wycinancki Polonês e Coroas Letas) ministrada por Ingrid Marina Beckmann, Marli Meiger Siekierski e Mariana Sala, e de Artes Cênicas ministrada por Juliana Campoy e Geziel Souza. Ainda neste dia os participantes poderão participar de uma saborosa oficina de Gastronomia Étnica sobre Pães de Diversos Países ministrada por Luis Adones Delan. E encerrando a programação da Mostra Regional no domingo às 17h na Praça da República a apresentação de grupos folclóricos no Anfiteatro.

A Mostra Regional foi contemplada em prêmio estadual do Fundo de Apoio à Cultura – FAC e visa resgatar o Folclore Étnico dos povos formadores desta grande região de colonização no Rio Grande do Sul, tendo em vista que aproximadamente 35 etnias distintas, através de imigrantes e descendentes, deram sua contribuição na formação cultural do Estado. Resulta da parceria entre a União das Etnias de Ijuí, Secretaria da Cultura de Santo Ângelo e de 20 grupos étnicos que fazem parte de 4 COREDES diferentes. Todas as atividades propostas são gratuitas e tem ações focadas na plena acessibilidade e inclusão social.

Galerias de fotos


Notícias Relacionadas


Italianos promovem 18ª Festitália

Na última sexta-feira, 16 de agosto, teve início a 18ª Festitália, promovida pelo Centro Cultural Regional Italiano de Ijuí.  A programação iniciou com o 16º Co...


Giovanotti e Pimpinelli se apresentam em Vale Vêneto

No último fim de semana, dia 4 de agosto, os Grupos de Dança Giovanotti e Pimpinelli, do Centro Cultural Regional Italiano, se apresentaram em Vale Vêneto. Os grupos realizaram o encerramento do 34&or...