Italianos promovem 18ª Festitália

Notícia publicada em 19/08/2019 às 13:02 -
Eventos
Cultura
Etnias
Italianos

Na última sexta-feira, 16 de agosto, teve início a 18ª Festitália, promovida pelo Centro Cultural Regional Italiano de Ijuí. 

A programação iniciou com o 16º Concurso de Vinho Artesanal com o intuito de valorizar os produtores locais. O Concurso contou com 55 amostras de vinhos tintos e brancos, de produtores de Ijuí e região. Os avaliadores analisaram a coloração, acidez, aroma, qualidade, corpo, persistência, sabor, entre outras características dos vinhos. 

Os ganhadores receberão a premiação no primeiro domingo da ExpoIjuí Fenadi, na Cantina Dei Noni. 

Ganhadores dos vinhos tintos:
1º lugar - Cércio Heuser
2º lugar - Ivo Wazlawich
3º lugar - Moacir Tomasi
4º lugar - Anselmo e Catarina Canal
5º lugar - Alcevir Tissot

Ganhadores dos vinhos brancos
1º lugar - Alcevir Tissot
2º lugar - Vlademir Megier
3º lugar - Luiz Megier
4º lugar - Irica Wazlavich
5º lugar - Vilmar Neuberger

Já no dia 18 de agosto, o CECRI realizou uma missa na Igreja São Geraldo, alusiva às comemorações dos 144 anos da imigração italiana e aos 32 anos da fundação da etnia. O Grupo de Canto Bel Vivere, esteve presente realizando os cantos durante a missa.

A programação da Festitália ainda contou com a comemoração dos 25 anos do Programa de Rádio Italiano, no dia 19 de agosto, que vai ao ar todo sábado, a partir das 8h, na Rádio Progresso de Ijuí. O programa busca levar uma mensagem de alegria à comunidade, por meio de músicas, notícias, entrevistas e muito bom-humor.

A 18ª Festitália encerra no próximo sábado, 24 de agosto, com o 3º Jantar Italiano e 1ª Noite Cultural, a partir das 20h, na Casa Italiana no Parque de Exposições Wanderley Burmann. As fichas para o jantar estão à venda, no valor de R$ 40,00, com os integrantes dos grupos de danças e do Centro Cultural.

Notícias Relacionadas


Sociedade Holandesa recebe visita de historiadora

Na última sexta-feira, 30 de agosto, a Sociedade Cultural Holandesa recebeu a visita da historiadora holandesa Renate Stapelbroek e da presidente da Associação Holandesa de Não-me-toque, Teodo...


Giovanotti e Pimpinelli se apresentam em Vale Vêneto

No último fim de semana, dia 4 de agosto, os Grupos de Dança Giovanotti e Pimpinelli, do Centro Cultural Regional Italiano, se apresentaram em Vale Vêneto. Os grupos realizaram o encerramento do 34&or...