Ijuí recebe tradicionalistas para eventos da ATQG

Ijuí sediou neste final de semana, dias 18 e 19, no Parque Regional de Feiras e Exposições Wanderley Agostinho Burmann dois eventos promovidos pela Associação Tradicionalista Querência Gaúcha (ATQG), por meio das Diretorias Artística e Campeira, e pela 9ª Região Tradicionalista (RT) e apoio do Poder Executivo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo. O 3º Rodeio Artístico da ATQG – Circuito Artístico da 9ª Região Tradicionalista – e o 10º Torneio de Laço da ATQG reuniram tradicionalistas nas disputas das diferentes modalidades.

De acordo com os responsáveis pela organização dos eventos, Ana Claudia da Silva, da diretora artística, e Marcelo Von Groll, diretor campeiro, é importante destacar a participação do público. “Tivemos a presença de diversas entidades tradicionalistas do Estado com apresentações no Palco das Etnias”, observa Ana Cláudia.

Segundo Marcelo, foram mais de 30 Invernadas de danças tradicionais do Rio Grande do Sul e mais de 200 tradicionalistas, participando das modalidades de Gaita, Chula, Solista Vocal e Declamação nas categorias Pré-Mirim, Mirim, Juvenil, Adulto e Veterano, de diversas cidades do estado.

O concurso artístico teve troféus e mais de R$ 5 mil reais em prêmios.

Confira os vencedores das Danças Tradicionais foram:

Pré-Mirim

1º lugar GF Chaleira Preta  Ijuí – 9ª RT

2º lugar GF Fogo de Chão  Ijuí – 9ª RT

3º lugar CTG Tropeiro Velho  Panambi – 9ª RT

Mirim

1º lugar GF Chaleira Preta  Ijuí – 9ª RT

2º lugar CTG Porteira do Cadeado  Augusto Pestana – 9ª RT

3º lugar CTG Passo do Ijuí   Entre-Ijuis – 3ª RT

Juvenil

1º lugar CFTG Farroupilhas São Borja – 3ª RT

2º lugar GF Chaleira Preta   Ijuí – 9ª RT

3º lugar CTG Laureano Medeiros   Ijuí – 9ª RT

Adulto

1° lugar CN Boitatá  São Borja – 3ª RT

2º lugar CTG Pompílio Silva   Santo Augusto – 20ª RT

3º lugar DTG Poncho Verde  Panambi – 9ª RT

Veterano

1º lugar GF Fogo de Chão   Ijuí – 9ª RT

2º lugar CTG Querência da Serra   Cruz Alta – 9ª RT

3º lugar CTG Tropel de Caudilhos   Passo Fundo – 7ª RT

Além do Rodeio Artístico e Campeiro, aconteceu a chegada da Chama Crioula no solo de Ijuí. Os mais de 50 cavalarianos da 9ª RT foram homenageados por conduzirem a cavalo, de Iraí até Ijuí, a Chama Crioula, que no dia 9 de setembro próximo, será distribuída às entidades da 9ª RT nas dependências do CTG Clube Farroupilha.