Ijuí, Capital Nacional das Etnias: Comitê que busca o reconhecimento tomará posse em outubro

Posse será realizada no Palco das Etnias, no dia 19 de outubro, durante a ExpoIjuí Fenadi 2017

Na tarde desta quarta-feira, 27, ocorreu no Gabinete do Prefeito, a reunião referente a formação do Comitê Municipal que irá assistir o projeto que reconhecerá Ijuí como a Capital Nacional das Etnias. Estiveram presentes secretários municipais, presidente da Câmara de Vereadores, presidente da ExpoIjuí, presidente da Fenadi, representantes de entidades do município e Ueti.

Durante a reunião, o presidente da Fenadi, Nelson Casarin, destacou a importância da criação do comitê e que isso não fique apenas centralizado a Ueti, e sim, que seja aberto para várias entidades que queiram somar esforço em busca do reconhecimento para o município.

Segundo o produtor cultural da Ueti, Chico Roloff, após o encontro que teve com o governador do Estado José Ivo Sartori, recebeu o convite para participar no dia 8 de novembro, em Brasília, para que solicitasse junto à bancada gaúcha o apoio necessário. “Porém, para que isso torne um corpo maior, precisamos da criação de um comitê. Para que lá, em Brasília, seja debatida e que um dos deputados vire o relator do projeto e encaminhe para votação na Câmara dos Deputados, depois vai para o Senado e por fim a sanção presidencial”, pontua Roloff que também quer “buscar o reconhecimento cultural nacional para o município, valorizando todo e qualquer movimento cultural e não só o movimento étnico de Ijuí”, acrescenta.

Analisando a importância da formação do Comitê Municipal, o prefeito Valdir Heck, sugeriu que cada entidade envie até a próxima quinta-feira, 5, um ofício indicando um representante para integrar o comitê. “E no dia 19 de outubro, durante a ExpoIjuí Fenadi, aniversário de Ijuí, possamos dar posse aos membros desse grupo”, afirma.