Grupo Austríaco completa 30 anos

Notícia publicada em 03/09/2018 às 19:23 -
Cultura
Folclore

Lançado oficialmente para toda a comunidade no dia 03 de setembro de 1988, em uma solenidade, o Grupo de Danças Lustige Tiroler, da etnia austríaca, completou nessa semana seu 30º aniversário.

“Nestes 30 anos de apresentações, mais de 500 dançarinos, preocupados com a autenticidade da dança folclórica, passaram pelo Grupo e souberam representar com muita seriedade, dedicação e responsabilidade a cultura austríaca, em mais 800 ”, comenta o Diretor Cultural, Luiz Hocevar Filho.

São anos representando o Centro Cultural Austríaco de Ijuí em diversos eventos culturais e festivos em todo o Brasil e também no exterior, incluindo apresentações em seu país de origem. Atualmente, o grupo é o único a preservar a cultura austríaca no Rio Grande do Sul.

O grupo tem divulgado com muita qualidade seu resgate às tradições e a história dos antepassados que vieram ao município de Ijuí. Ao longo dos anos, muitas pessoas passaram pelo Grupo, construindo histórias e lembranças que ficarão sempre guardadas na memória.

“Tenho muito orgulho de fazer parte deste grupo que me deu muitos conhecimentos e amizades. Foram diversas vidas transformadas pelo convívio fraterno e salutar que os encontros, ensaios e apresentações nos proporcionaram. Parabéns pela data e que este belo trabalho continue!”, afirma o ex dançarino e atual coordenador do Grupo de Danças, Elcio Ceratti Junior.

O Grupo conta hoje com mais de 10 pares que ensaiam semanalmente com o intuito levar a cultura austríaca para Ijuí e toda a região. “Parabenizamos a todos que fizeram e fazem parte do nosso Grupo de Danças e nos ajudaram a construir a história do nosso Centro Cultural e de nossa etnia, com dedicação, amor e respeito pela cultura”, comenta Elemar Kettenhuber, presidente da etnia.

Notícias Relacionadas


Italianos promovem 18ª Festitália

Na última sexta-feira, 16 de agosto, teve início a 18ª Festitália, promovida pelo Centro Cultural Regional Italiano de Ijuí.  A programação iniciou com o 16º Co...


Svenska Danser realiza workshop de dança típica em São Paulo

O mês de junho iniciou produtivo para o Grupo Svenska Danser do Centro Cultural Sueco de Ijuí. Durante os dias 1 e 2 de junho, integrantes do Grupo realizaram um workshop de dança típica n...