Alb: Memórias de um Coração Árabe – Espetáculo de 20 anos do Grupo Hayat

O Espetáculo Alb: Memórias de um Coração Árabe, que está preparado com vista à comemoração dos 20 anos de existência do Grupo Hayat. tem por objetivo de levar a história da cultura árabe preservando e divulgando através das remissões de costumes, tradições e características deste povo oriental, cujo inclui danças e teatro.

“Alb”, que e em árabe quer dizer “coração”, é a uma alusão ao coração de uma mulher, que pulsa cheio de alegrias, lembranças e histórias da cultura de seu povo. Deste pulsar, essa explosão de sentimentos terá vida através da dança folclórica e toda a sua magnitude de expressões e movimentos que o corpo é capaz de transmitir.

A obra que está sendo preparada e ensaiada é uma realização do Grupo de Danças Hayat da etnia Árabe de Ijuí sobre a coordenação de Vantuir Patrick Vione (diretor Cultural da Etnia) e Aline Minosso (coreografa).  Em palco serão um total de 50 bailarinos divididos em  4 grupos  Hanune (baby), Ahlam, Shabb e Hayat, que dançarão as vivências dos imigrantes árabes que para Ijuí vieram.

O enredo  dramatizado no espetáculo é de personagens fictícios, mas tendo como referência as histórias de todos esses imigrantes, dentre eles membros da etnia que estão no convívio da comunidade até hoje. Esta fusão de pesquisa histórica e relatos empíricos resultou no enriquecimento da obra e da experiência que será transmitida para o publico, em forma de dança e teatro.

O grupo segue uma rotina de ensaios, produção de figurinos, aulas de expressão corporal e atuação para levar um espetáculo diferenciado para a comunidade Ijuiense e região. Também foram convidados dois atores para fazer parte do elenco, os quais irão interpretar os personagens da história.

A estreia do espetáculo está prevista para o dia 16 de julho de 2016, as 20 horas no Auditório Teresa Verzeri da Colégio Sagrado Coração de Jesus. O grupo convida toda a comunidade para se fazer presente e espera acolher a todos com muita alegria.