“A Importância da Autenticidade na Representação Folclórica Portuguesa”

Aconteceu na noite de 07 de setembro ultimo, na sede do Centro Cultural Português de Ijuí, palestra proferida pelo Dr. Fernando Ferreira da Silva – Presidente da Federação do Folclore Português. Vindo do Distrito de Viseu, ao norte de Portugal, Dr Fernando discorreu por mais de duas horas sobre “A Importância da Autenticidade na Representação Folclórica Portuguesa”.

Em sua visita, elogiou a organização do Centro Cultural Português, inclusive usando palavras chave como: Muito lindo, Parabéns e muito bom.

Com seu carisma e simpatia Dr. Fernando conquistou a amizade e o coração dos luso descendentes ijuienses.

Trazendo consigo uma imensa bagagem de conhecimento folclórico, Dr. Fernando iniciou sua palestra realmente do princípio – explicando o significado da palavra Folclore. Folk – Povo; Lore – Saber!!

Prendendo a atenção dos mais de 40 integrantes do Rancho Folclórico e Etnográfico Alma Lusa, bem como do CCP. Dr. Fernando falou ainda sobre trajes, costumes, cantares, danças, posturas, o que ser e o que esperar de bailadores, cantadores e cantadeiras, tocadores, diretores e dirigentes.

Debatendo com os presentes, Dr. Fernando transmitiu seu conhecimento com leveza e sensibilidade, sobre todas as dúvidas e assuntos de interesse dos presentes.

Para o encerramento, Dr. Fernando trouxe muitas novidades a cerca da viagem que o Rancho Folclórico Alma Lusa está organizando-se para fazer a Portugal em Julho de 2017.

“ Somos detentores duma herança do nosso patrimônio; Material e espiritual” (Silva, Fernando Ferreira da)