30 anos da Etnia Portuguesa em Ijuí

Neste dia 5 de janeiro o Centro Cultural Português completa 30 anos de fundação. Uma trajetória marcada por dedicação, companheirismo e especialmente o amor pelas raízes lusitanas.  Neste período, muitas batalhas foram vencidas e a união manteve-se como a base forte de uma grande família. Completar 30 anos é uma prova de que com humildade e respeito é possível alimentar o amo pela nossa própria história.

A última aventura movida pela paixão ao folclore e a cultura Portuguesa, levou um grupo de 39 pessoas da etnia às terras lusitanas durante o mês de julho último. Com investimento de mais de 160 mil reais, o grupo trabalhou por quase 2 anos para arrecadar o valor e bancar as passagens. Foram amparados por Grupos folclóricos em cidades como Moita, Soure, Coimbra, Aveiro e Peniche. Voltaram com uma bagagem cultural imensa, muitas novas amizades e a certeza de estar fazendo um grande trabalho pela cultura portuguesa no Brasil.

A Casa Portuguesa, no Parque de exposições e feiras Wanderlei Burmann, está sob o comando da Presidente Vera Lúcia Vieira Paim, no local, recebem centenas de visitantes especialmente no período da ExpoIjuí, e lá, podem apreciar a beleza da decoração, a gastronomia, música, dança e o alegre carinho de receber bem dos “Tugas”. Portugal está cada vez mais presente na lista dos destinos turísticos imperdíveis no mundo, com encantos culturais e gastronômicos que envolvem os visitantes. A arquitetura europeia antiga e o design moderno se fundem e se completam, o que torna o ambiente acolhedor.

Hoje o governo Português apoia as universidades a ofertarem bolsas de estudo para brasileiros que queiram estar em Portugal. Cidades como Aveiro e Porto, além da capital Lisboa são referência em formação de ótimos profissionais. O programa Erasmus do IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude abriga estudantes do mundo inteiro. A facilidade com a comunicação é um ponto positivo para os interessados em intercâmbio, o problema, depois de conhecer Portugal, é querer voltar.